Top 10 Clássicos dos fliperamas




Entre 1980 e 2000, donos de fliperamas ganharam rios de dinheiro com  jogos que faziam a cabeça de qualquer um, a principio só existia o velho e memorável Atari depois  o Master System, Mega Driver, Super Nitendo, Neo Geo  entre outros, porém nem todos tinham condições de comprar , então a única saída era ir ao fliperama onde todos se reuniam e os tradicionais “contras”, “pode deixar que eu garanto” aconteciam, abaixo  uma lista de 10 jogos que fizeram enorme sucesso nos fliperamas e que com certeza muitas fichas foram consumidas !!!
10- Daytona USA

Lançado em 1994, Daytona é um jogo de corrida no qual tinha uma jogabilidade simples, que não priorizava o realismo e sim a diversão, com colisões fantasiosas e cheias de efeitos, tornando o seu aprendizado inicial fácil e de certo modo, viciante, teve um enorme faturamento onde o gabinete suportava 2 jogadores com a possibilidade de conectar mais 4 num total de  8 jogadores e nesse modo multijogador várias disputas eram feitas.
9- X-Men vs Street Fighter



Nesse clássico era possível escolher personagens do X-Men e  Street Fighter e o interessante é que o jogo utilizava um sistema de duplas, ou seja, o jogador escolhia dois personagem e era possível durante a batalha  mudar  com o simples toque de dois botões, quando esse que estava na luta saia o life era recuperado gradativamente,por isso o quanto antes destruí-lo não dando chance para o adversário mudar melhor !!
8- Fatal Fury

Neste game você poderia escolher Terry Bogard,Andy Bogard,Joe Higashi entre outros,o jogo tem ótima jogabilidade e especiais formidáveis, os contras eram constantes, na época street fighter estava no auge e alguns se dividiam, mais tarde  alguns dos personagens do jogo migraram para The King of Fighters outro grande jogo da SNK.
7- Super Sidekicks

O primeiro passo para os jogos de futebol modernos foi Super Sidekicks, tinha de tudo só que menos requintado. O detalhe muito atrante era as animações do jogo: carrinhos, disputas de bola e comemorações dos jogadores. Trazia também um narrador e efeitos sonoros de torcida.
6- Metal Slug

Lançado em 1996 o jogo possui ótima jogabilidade e com isso ganhou várias versões, o objetivo do jogo é matar vários inimigos e resgatar prisioneiros ao longo das missões, alguns fás do jogo gastavam muitas fichas para conseguirem terminar o game!!
5- Cadillacs and Dinosaurs

Neste clássico tinha máquinas que tinham até 4 controles que era a capacidade máxima de jogadores,o game se desenrola depois de uma catástrofe ambiental que provocou um colapso na civilização no século XX e o ressurgimento dos dinossauros.Ainda hoje esse jogo tem uma multidão de fãs e na época Cadillacs and Dinosaurs também se jogava no fracassado SEGA CD
4- Mortal Kombat

O jogo original da série foi lançado em 1992 causando grande polêmica pela violência, na primeira versão era possível escolher   Johnny Cage, Kano , Rayden, Liu Kang Scorpion,  Sub-Zero e Sonya sendo que no final da batalha tinha o conhecido Fatality que era uma finalização mais do que sombria para o adversário.Com o tempo outras versões chegaram juntamente com outros personagens e tendo a possibilidade de fazer combos, quem soubesse por exemplo fazer a combinação com o Kabal  era difícil de ser derrotado com tal “apelação”
3- Pac- Man

Criado no início dos anos 80 se tornou um dos jogos mais populares,o  objetivo do jogo é aparente mente simples, pois o Pac Man tem que comer todas as pastilhas do labirinto sem deixar com que seja pego pelos fantasminhas, apesar da simplicidade trouxe muita diversão na época e conquistou muitas pessoas.
2- The King of Fighters


Graças a esse jogo, na época ganhei várias chineladas por pegar o troco do pão e ir para o fliper, bem neste formidável clássico sendo lançado em 1994 a SNK produtora do game fez uma combinação com os personagens da Fatal Fury e Art of Fighting,o sucesso deste jogo causava filas em qualquer fliperama da época, a quantidade de fás é imensa e diante disso a produtora anualmente lançava uma nova versão, o furor era tanto que vários campeonatos eram feitos e infelizmente se tem até mesmo notícias de pessoas que chegaram a morrer por ter ganho o jogo em tais disputas…
1- Street Fighter

Quem cresceu ouvindo Ha Dou Ken e Shou Ryu Ken sabe que esses simples golpes foram primordias para o aprendizados de outros jogos que vieram a frente, foi lançado em 1987 e sem dúvida é um dos mais popular jogos do mundo,cada personagem representa um país tais como:
  • Blanka – Nacionalidade: Brasil
  • Chun-Li – Nacionalidade: China
  • Dhalsim – Nacionalidade: Índia
  • E.Honda – Nacionalidade: Japão
  • Guile – Nacionalidade: Estados Unidos
  • Ken – Nacionalidade: Estados Unidos
  • Ryu – Nacionalidade: Japão
  • Sagat – Nacionalidade: Tailândia
  • Vega – Nacionalidade: Espanha
  • Balrog – Nacionalidade: Estados Unidos
  • Zangief – Nacionalidade: U.R.S.S entre outros
Atualmente Street Fighter tem milhares de fás que jogam e participam de vários campeonatos realizados por clubes, em 1994 Street Fighter o filme foi lançado claro com inspiração no game e entre os atores partiparam Jean-Claude Van Damme como Coronel William Guile, Raul Julia (em seu último papel) como o vilão M. Bison.

7 comentários:

Anônimo disse...

puta merda
cade o sunset riders?

Anônimo disse...

perfeito post!!!

Só os clássicos

Unknown disse...

Muito manero!!! Ja zerei cadilac e dinossauros com 2 fichas, eu e um brother (2 pra cada).

Rafa disse...

Muito bem feita a lista! E na ordem certinha!

Antonio disse...

eu guardava o dinheiro do lanche só pra ir no bar jogar cadilac hahahahhaha

Eduard disse...

Faltaram:

Vendetta

Final Fight

Dragon Ninja

Bobble Bubble

Arkanoid

Double Dragon

Pit Fighter

Moonwalker

1942

The Simpsons

Teenage Mutant Ninja Turtles

D.D. Crew

Ghosts'n Globins

Golden Axe

E outros que não lembro de cabeça.

augusto banny disse...

Gostei do post, claro que ai é uma opniao pessoal sobre os melhores fliperamas e faltou alguns jogos que tbm sao classicos...
Gastei muito dinheiro quando era criança pra jogar nos fliperamas,guardava o dinheiro do lanche da escola a semana toda pra ir jogar com os amgos no sabado e domingo...
Tenho 26 anos e tenho pena das crianças de hoje que nao tiveram a oportunidade de conheçer um fliperama igual a gente conheceu hoje a onda é ter perfil no facebook e twitter ao inves de se divertir de verdade igual a uns 15 anos atras !!!

Postar um comentário

Veja também

2leep.com